Iniciar uma graduação exige planejamento financeiro; veja dicas

Mensalidade e matrículas estão entre os principais gastos. Procurar por descontos nestes itens pode aliviar conta bancária no fim do mês

21 de janeiro de 2019 às 12:25

Foto: Pixabay

Transporte, taxas acadêmicas, xerox, alimentação, material didático, livros, matrícula, mensalidade e moradia estão na lista de planejamentos de gastos de pessoas que desejam iniciar uma graduação. O valor da mensalidade muda de acordo com o curso e instituições escolhidas. Assim como em outras situações de planejamento financeiro, mais uma vez, a dica é colocar os gastos na ponta do lápis.  

A advogada Dayane Borges Silva, 34 anos, formou-se há 12 anos na Universidade Salgado de Oliveira. Como era bolsista, Dayane não pagou o curso integralmente e calcula que deve ter investido aproximadamente R$ 50 mil nos cinco anos de graduação, entre matrícula, mensalidades, cópias e livros. “Fiz especializações em seguida em Direito Civil, Processo Civil e Direito de Família. Gastei cerca de 10 mil reais. Continuo trabalhando nesta área e pretendo continuar por muitos anos, inclusive desejo fazer outra pós-graduação”, afirma Dayane. 

Formada em Jornalismo há 9 anos pela Universidade Estadual de Londrina, Ráisa Guerra e Silva, 30 anos, se prepara para terminar outra graduação, Design de Ambientes, também em uma instituição pública, a Universidade Federal de Goiás. “Como minhas duas faculdades foram públicas, gastei mais com xerox. Em Design de Ambientes, teve mais investimento devido aos materiais necessários e projetos. Acredito que no curso devo ter gasto em torno de uns R$ 5 mil”. Apesar de gostar da área de comunicação, Ráisa afirma que o foco a partir de agora é o Design. “Então pretendo buscar um mestrado no exterior, nesta área. Durante essa minha segunda graduação, eu consegui uma bolsa de estudos em Portugal por 6 meses. Amei a experiência e quero repetir”. 

Educação com economia 

O Clube de Descontos Use Mais é uma opção para pagar menos no investimento em Educação. O Complexo Educacional FMU, que tem cursos de graduação e especializações em diversas áreas, é um dos parceiros e oferece descontos de 30% para os membros do clube. O Centro Universitário Carioca (UniCarioca) tem opções de graduação, pós-graduação e graduação à distância e está há 24 anos no mercado. O desconto oferecido é de 10%. 

Estudantes da unidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Uberlândia (PUC Minas Uberlândia) têm vantagens de 20%. O desconto também vale para dependentes e cônjuges de membros do clube. Se o objetivo é fazer um curso profissionalizante, o Senac Aclimação, em São Paulo, tem desconto de 10% nos cursos de qualificação profissional e técnicos. Na graduação, a vantagem é de 20%.  

Já na Estácio de Sá, instituições com unidades em diversas regiões do País, o desconto é de 50% em matrículas novas em todos os cursos. O clube também oferece outras vantagens em instituições do ensino básico e línguas estrangeiras. A participação no Use Mais é gratuito. Para começar a usar, basta fazer cadastro no site www.clubeusemais.com.br. 

Tags: , , ,